Fonte: Ideal Interiores
Ao ler o artigo abaixo você certamente atingirá informações muito valiosas, todas relacionadas a decoração de interiores e sobre como um designer de interior pode te ajudar, além disso, também saberá o que exigir e como encontrar um técnico de particularidade e capacitado no mercado de decorações, tanto em espaços residenciais como em ambientes corporativos.
O texto irá abordar pontos como:
O design de interiores é uma forma de utilizar a cenografia e os aspectos visuais para compor e decorar o interior de locais como salas comerciais, de reunião, recepções, cozinhas, quartos e salas de estar.
Essa técnica se baseia na arte de criar projetos para preencher e organizar espaços, optando por novos e/ou adequando com novos elementos em um ambiente, sempre se atendo ao lado estético e funcional do instituição e levando em consideração a personalidade das pessoas que frequentam ou habitam ali.
Para atingir o fruto esperado e atingir uma satisfação plena, é essencial contar com um técnico da área: O designer de interiores ou decorador de interiores. Ele é capaz de harmonizar todo um determinado espaço, otimizando a performance, uso e elegância de móveis, objetos e outros acessórios, como tapeçaria, procurando unir comodidade, praticidade e beleza.
Está dentro das funções desse técnico buscar a alternativa mais inteligente para planejar quais serão as cores, os materiais, e principalmente os acabamentos do instituição, também é essencial pensar e analisar toda a iluminação, para valorizar os pontos fortes e reduzir os pontos fracos do instituição, fazendo uso de itens que transmitam a ideia que o consumidor quer passar e indo de acordo com às necessidades, gosto e à disponibilidade financeira do consumidor.
Um decorador de interiores administra todo o projeto de decoração da parte interior. Ele estabelece os cronograentretanto de atividades, fixa prazos, realiza cotações e define os orçamentos, além de coordenar todo o trabalho de marcenaria e pintura, e claro, elétrica.
O designer de interiores pode criar projetos para salas comerciais, residências ou espaços em lugares públicos, ele também pode trabalhar como autônomo ou como funcionário de organizaçãos peritas em decoração e designer de interiores.
“O decorador de interior faz todo o projeto de um ambiente procurando otimizar o instituição, como por exemplo numa cozinha, ele garante que as funcionalidades de todas as peças sejam otimizadas.”
Fonte: Guia do estudante
O trabalho de um designer de interior ou decorador de interiores é muito subestimado, principalmente já que o público não compreende a complexidade que envolve as atividades que esse técnico realiza. Decorador ou Designer qual a diferença e qual a nomenclatura correta?
Ambos os termos estão certos, apesar do termo "designer" ser novo, já que antes, esses profissionais eram chamados de "decoradores". Usar as palavras "decorador" ou "técnico de decoração" não são incorretas, entretanto esses termos limitam e não representam completamente todas as funções relacionadas a essa profissão, já que a decoração é apenas um dos braços dessa área.
O designer de interiores é o técnico que irá ser responsável e cuidar dos espaços internos, a começar de a otimização dos recursos naturais como sonoridade e iluminação e dos itens dispostos no instituição, como espaço e objetos, isso pode ser feito tanto em residências como em organizaçãos. O trabalho em geral é separado em duas etapas: Planejamento/Projeto e Execução/Acompanhamento.
A parte do projeto engloba todas as ideias e pensa em soluções assertivas para ajudar e corresponder com as necessidades particulares de cada consumidor, e é nessa hora onde são elaboradas e desenvolvidas plantas, esqueentretanto, maquetes e em alguns projetos os 3Ds.
"O projeto na área da decoração de interiores serve como um mapa, ele mostra onde você quer chegar e te dá os meios para se chegar lá.”
Fonte: Marília Veiga - técnico em decoração de interiores em São Paulo.
O esquema de cores, estratégias para utilizar melhor o espaço disponível, os focos de luz, pontos fortes e fracos do ambiente, materiais que certamente irão exibir um fruto melhor.
Alinhando as expectativas e desejos dos clientes com o fruto final mais real. Planejar abre espaço para que o técnico possa aplicar toda a sua criatividade e buscar as melhores alternativas para exibir ao consumidor.
O acompanhamento é quando o projeto passa a se tornar real, ele é colocado em prática pelos profissionals enquanto ocorre o acompanhamento do designer, que coordena e checa para que tudo saia como foi planejado.Essa etapa engloba a pesquisa e escolha dos materiais que serão utilizados, tanto quanto os fornecedores, amostras, além de visitas a lojas de mobílias.
É essencial que o consumidor desfrute uma noção do que quer transmitir, para que o decorador de interior possa executar o seu trabalho de forma mais efetiva. Para tornar tanto o planejamento quanto a execução mais assertiva, é de extrema relevância um briefing completo.
O briefing é quando é especificado aproximadamente (às vezes exatamente) qual o desejo do consumidor, suas expectativas e suas ideias, cabe ao designer entender e guardar essas informações de maneira que possa utilizá-las na elaboração do projeto.
E quando o consumidor não sabe o que quer? Nessa hora cabe ao decorador de interiores tentar entender quais são os detalhes e partes mais importantes para o consumidor, tanto quanto captar as ideias e identificar o que ele quer transmitir, captar seus gostos e preferências e tentar adequá-las ao projeto de maneira que fique ideal para a utilização.
Incluídas nas tarefas de captar o briefing, idealizar o projeto e executar e acompanhar a obra, o decorador de interiores também precisa separar em fases todas as ações que serão realizadas. A soma das tarefas e dos elementos usados, com o serviço de coordenação, além de claro, um bom preparo, estudo e projeto é que vão dar o fruto que o consumidor espera.
É responsabilidade do decorador levar em consideração coisas que vão além do lado visual e estético, entretanto pensar em estratégias que resultarão em mais funcionalidades, praticidade e a sensação de conforto que é providencial para superar expectativas.
Portanto, para atingir esse feito, é essencial que o técnico faça um estudo de todo o ambiente. Analisar o layout dos móveis, como o estilo, tamanhos e proporções e até mesmo as posições, o tamanho e comprimento das paredes, a infraestrutura, cabeamento (como fios, tomadas, luzes) e encanamento. O técnico também deve pensar na capacidade das paredes e sua relevância na atual estrutura do instituição.
O designer de interiores também deve considerar qual o tipo de forro é utilizado, tanto quanto os pisos e revestimentos inseridos em cada região. Ele também precisa acompanhar o pedido e compra de todos os itens, visitar o marceneiro em caso de peças planejadas e/ou customizadas. Pensar nas tonalidades muitos de cada cor e na sua composição dentro do ambiente.
Analisar e pensar na altura e largura de portas e janelas para tentar captar o máximo possível de luz natural. Cada um desses processos exige técnicas que são aprendidas ao longo de o curso e após tempos de experiência na área. Esses são alguns entre outros muitos detalhes que não são considerados por não-profissionais.
Fonte: Ideal Interiores
É evidente que os serviços realizados por um técnico da área são diferenciados, no entanto existem pequenos trabalhos onde é possível que pessoas leigas no assunto podem fazer. Por isso, abaixo você vai ver alguentretanto dicas colhidas de decoradores experientes e renomados para otimizar espaços, decorar pequenos ambientes, utilizar melhor seus móveis e combinar cores.
Uma dica universal é manter todos os ambientes o mais organizado possível, isso por si só, já irá gerar mais conforto e uma sensação de bem-estar maior aos ocupantes de um instituição.
O banheiro é o cômodo da casa que é menos pensado na hora de decorar, por outro lado, é um dos que podem ficar mais bonitos e elegantes, além de gerar mais bem estar e conforto.
Separar o que não é usado a todo momento, como escovas, cremes e maquiagens, e guardar esses itens em locais não visíveis, são o primeiro passo para aliviar um pouco o peso do ambiente. O ideal é que em cima da pia fique somente o sabonete e algum objeto decorativo.
Utilizar quadros na decoração do banheiro torna o ambiente mais confortável, ter opções visuais e até mesmo se sentir num ambiente mais completo, faz bem direto no subconsciente do ser humano. Evite quadros muito chamativos, o quanto mais natural, melhor ficará.
Utilizar cores que combinem entre si, vão gerar uma harmonia ao instituição. Nada de toalhas vermelhas, armário branco, piso bege e porcelanas pretas. Tentar encontrar o máximo de similaridade possível, é parte providencial para uma boa decoração. Cores quentes ficam muito bem em banheiros, ousar na criatividade é uma sugestão para esse cômodo, entretanto caso prefira algo mais sereno, azul e branco são recomendados também.
Fonte: Limão na água
Reunir toda a família na cozinha, fazer uma refeição todos juntos é um valor que foi se perdendo nos dias atuais de tanta correria. Tornar o ambiente onde são feitas as refeições mais agradável e harmônico, ornando a decoração à utensílios que tornam o ambiente mais interativo.
O uso de cortinas e persianas na cozinha, além de dar mais glamour ao instituição, colaboram para evitar que a umidade se espalhe, além de proporcionar um controle sobre a luminosidade. desfrute em mente que materiais muitos exercem resultados muitos, desta forma é preciso considerar todos esses pontos.
Cozinhas com pisos de madeira ou bicolores, dão ao ambiente uma sensação de harmonia e retiram toda a complexidade da mente humana, é possível relaxar e aproveitar melhor o espaço ao usar cores mais claras nas regiões mais distantes do fogão e geladeira, e poder usar outras cores onde ficam esses itens que podem sujar.
Esse é o espaço onde as pessoas mais costumam ficar no dia-a-dia, ver tv, receber amigos ou conversar, tanto quanto ler e relaxar antes de dormir. Ficar nesses espaços são comuns aos seres humanos, que precisam se sentir a vontade neles para poderem ter uma boa noite de sono e preservar o bom humor.
Pensar em coisas tranquilas fica mais natural em um ambiente harmonizado por quadros e fotografias.
Usar almofadas coloridas, personalizadas e que confortáveis, vão ofertar ao instituição um outro ar, mais agradável e visualmente harmônico. desse modo como usar plantas na decoração causa um fruto relaxante.
Tanto para cozinha, como quarto e até mesmo para as salas de estar, usar luminárias, lustres e objetos de luz fazem toda a diferença. Mesmo que imperceptível, elas são um dos principais fatores que causam a sensação de harmonia ao instituição, a luz (e a ausência dela) afeta diretamente um ponto psicológico no cérebro humano, que o afeta de muitos forentretanto.
Existe uma dica universal na decoração quando o assunto são as cores. Se você quer saber quando usar cores quentes, cores frias, branco ou ousar na criatividade, veja abaixo alguentretanto dicas!
Use essas cores em pequenos móveis e acessórios para dar uma quebra no ar sério dos ambientes mais escuros ou com cores mais neutras.
Não exagere, já que muitos ambientes de cores muitos ou muito vivas causam uma sobrecarga e afetam toda a harmonia do ambiente.
Usar o branco é uma alternativa recomendada para paredes e móveis maiores, a começar de que sejam acompanhadas por outras cores. Deixar para a maior parede do cômodo uma cor diferente e nas demais branco, pode ser uma boa saída.
Use essas cores combinando-as com tons de cor mais escuros e vivos, entretanto desfrute moderação, caso contrário, isso destoará todo o ambiente.
Usar laranja, azul, amarelo, rosa-claro e verde são sempre uma ótima opção. Muito cuidado ao usar essas cores no mesmo cômodo, o ideal é usar no máximo duas dessas cores no mesmo ambiente.
A Projeto Ideal Interiores é uma companhia amplamente habilitada no ramo de decoração e design de ambientes, tanto corporativos quanto residenciais. Repleta de profissionals habilitados e profissionais renomados, a companhia visa ofertar ao consumidor o melhor atendimento e fruto possível.
Atrelando preços acessíveis com itens de particularidade, certamente a companhia é apta para efetivar o serviço com o melhor custo benefício do mercado.
A Projeto Ideal realiza projetos personalizados e projetados junto com os clientes para proporcionar o melhor fruto e a plena satisfação do consumidor, harmonizando espaços, gerando mais valor a objetos e pensando em soluções inteligentes para potencializar a performance de todo o ambiente. A companhia é técnico em efetivar:
E conta com o suporte dos mais habilitados decoradores e designers do mercado.
Por isso, Entre já em contato para conhecer e contar com a companhia de decoração de interiores mais habilitada do mercado.
Confira fotos de projetos já realizados pela companhia clicando aqui.
Conheça mais sobre os outros produtos que podem lhe interessar : Decoração de Interiores de Casas Pequenas e Simples , Decoração de Interiores em Diadema Preço e Decoração de Interiores em SP Preço
Cote agora mesmo com as melhores empresas
Cotar AgoraConheça mais sobre os outros produtos que podem lhe interessar : Decoração de Interiores em São Caetano , Decoração de Interiores de Casas Simples e Decoração de Interiores no ABC
Estas imagens foram obtidas de bancos de imagens públicas e disponível livremente na internet